ESSA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI TRABALHADA COM AS CRIANÇAS COMO TAREFA DO PNAIC DE LÍNGUA PORTUGUESA!
COMPONENTE
CURRICULAR
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
CONTEÚDOS:
LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNEROS TEXTUAIS
MATEMÁTICA
ADIÇÃO
SUBTRAÇÃO
RELAÇÃO
NÚMERO /QUANTIDADE
SITUAÇÕES-PROBLEMAS
OBJETIVOS:
OBJETIVO
GERAL
PREPARAR A CRIANÇA PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA, DE
MANEIRA LÚDICA E CRIATIVA.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
LINGUA PORTUGUESA
EXPLORAR A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;
DESENVOLVER A LEITURA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO;
DESENVOLVER A EXPRESSÃO ORAL E CORPORAL, A
COORDENAÇÃO MOTORA;
DESENVOLVER A PERCEPÇÃO AUDITIVA E VISUAL;
AUMENTAR O REPERTÓRIO DE HISTÓRIAS;
RECONHECER
A LEITURA COMO FONTE DE INFORMAÇÃO E PRAZER;
IDENTIFICAR
OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA;
APRIMORAR
O GOSTO PELA LEITURA;
IDENTIFICAR
A SEQUÊNCIA LÓGICA DE UMA HISTÓRIA COM INÍCIO, MEIO E FIM;
DESENVOLVER
A EXPRESSÃO ARTÍSTICA E A CRIATIVIDADE;
CRIAR
O HÁBITO DE OUVIR HISTÓRIAS E VIAJAR PELAS MESMAS ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO.
FAZER
LEITURA DE IMAGENS, OBRAS, FIGURAS, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO, NARRAÇÃO, DESCRIÇÃO
E INTERPRETAÇÃO;
MATEMÁTICA
DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO;
COMPREENDER A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO, RELACIONANDO-O A NOÇÃO DE QUANTIDADE.
INTERPRETAR E RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO DÚZIA E MEIA DÚZIA.
RESOLVER PROBLEMAS E OPERAÇÕES DE ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, IDENTIFICANDO OS SINAIS DE MAIS: + E MENOS -.
OPORTUNIZAR NOÇÕES DE MEDIDAS DE TEMPO, CAPACIDADE, MASSA E COMPRIMENTO.
IDENTIFICAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS SIMPLES: QUADRADO, CÍRCULO TRIÂNGULO E RETÂNGULO.
COMPREENDER A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO, RELACIONANDO-O A NOÇÃO DE QUANTIDADE.
INTERPRETAR E RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO DÚZIA E MEIA DÚZIA.
RESOLVER PROBLEMAS E OPERAÇÕES DE ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, IDENTIFICANDO OS SINAIS DE MAIS: + E MENOS -.
OPORTUNIZAR NOÇÕES DE MEDIDAS DE TEMPO, CAPACIDADE, MASSA E COMPRIMENTO.
IDENTIFICAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS SIMPLES: QUADRADO, CÍRCULO TRIÂNGULO E RETÂNGULO.
RELACIONAR A IDEIA DE NÚMERO À QUANTIDADE;
AVALIAÇÃO:
LÍNGUA PORTUGUESA
*NARRA FATOS
EM SEQUÊNCIA TEMPORAL E CAUSAL E OS DESCREVE DEMONSTRANDO CAPACIDADE DE
COMPREENSÃO GLOBAL.
**FAZ LEITURA
DE OBRAS, IMAGENS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO, NARRAÇÃO, DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO.
***ELABORA
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ASSUNTO TRATADO
****COMPREENDE
O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO, ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE FONEMAS E LETRAS.
MATEMÁTICA
*UTILIZA A
IDEIA DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
**RELACIONA O
NÚMERO COM A QUANTIDADE DE OBJETOS QUE ESTE REPRESENTA.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:
ANTECIPAÇÃO DA LEITURA
O INÍCIO DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA , ACONTECEU COM O TRABALHO DA AGENTE DE LEITURA DURANTE A HORA DO CONTO
- TENDO COMO OBJETIVO TRABALHAR A QUESTÃO DE PREVENÇÃO À PEDOFILIA. ELA CONTOU
A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO ATRAVÉS DO AVENTAL DE DEDOCHE. CONVERSOU COM
OS ALUNOS SOBRE A ATITUDE DE CONVERSAR COM ESTRANHOS, MUDAR O CAMINHO DE CASA,
PERIGOS, ETC....
EM UM SEGUNDO MOMENTO, A ATIVIDADE FOI REALIZADA COM O
CONTO DA CHAPEUZINHO VERMELHO (MAURICIO DE SOUSA).
1-APRESENTAÇÃO DO LIVRO: CAPA, MATERIAL,
TÍTULO, EDITORA, ILUSTRAÇÕES;
2- LEITURA DO CONTO PARA A APRECIAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS;
3- LEITURA DA HISTÓRIA TODA E MOSTRAR AS FIGURAS;
4- SEQUÊNCIA DE IMAGENS
DA HISTÓRIA NA TELEVISÃO (UMA CAIXA CONTENDO A SEQUÊNCIA DA HISTÓRIA)
5-EXPLORAÇÃO DO NOME DE UM DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS
(LOBO
CHAPEUZINHOVERMELHO
LÍNGUA PORTUGUESA
ORALIDADE
1-CONTAR DIVERSAS OBRAS DE DIFERENTES AUTORES FAZENDO A COMPARAÇÃO
2- OS ALUNOS CONTAM A
HISTÓRIA, IDENTIFICAM OS PERSONAGENS, O TEMPO, O ESPAÇO QUE ACONTECE A HISTÓRIA
(ONDE? QUANDO?);
3-ONDE LOBO MORAVA?
4- E VOCÊ ONDE MORA?
5-VOCÊ JÁ DESOBEDECEU A SUA MÃE ALGUMA VEZ?
ESCRITA
1-MONTE
O NOME DA PERSONAGEM COM O ALFABETO MÓVEL (LOBO)
2-VAMOS
SEPARANDO OS SONS QUE ESCUTAMOS. (O PROFESSOR DEVERÁ PRONUNCIAR O NOME DA
PERSONAGEM DE MANEIRA PAUSADA E BATENDO PALMA E SOLICITANDO AOS ALUNOS QUE
SEPAREM A PALAVRA MONTADA EM SILABAS, CONFORME O SOM QUE PERCEBEU. DEPOIS FAZER
A COMPARAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES RESPOSTAS DADAS PELOS ALUNOS. REALIZAR O MESMO
REGISTRO NO QUADRO IMANTADO PARA QUE OS ALUNOS PERCEBAM ESSA SEPARAÇÃO DE
SÍLABAS.( APROVEITAR A ATIVIDADE, FALAR SOBRE AS DIFERENTES FORMAS DE SEPARAÇÃO
DAS SÍLABAS, SEGMENTAÇÃO, POR MAIS QUE O CONTEÚDO É SISTEMATIZADO NO SEGUNDO E
TERCEIRO ANO.)
3-PINTE
AS SILABAS DO NOME DA PERSONAGEM COM COR DIFERENTE, DEPOIS SEPARE AS SILABAS REGISTRANDO
EM SEU CADERNO.
4-PODERÁ
SER REGISTRADO A FAMÍLIA SILÁBICA DE CADA UMA.
5-REGISTRAR
OUTRAS PALAVRAS QUE POSSUAM O MESMO SOM DAS SILABAS EXPLORADAS.
6-CONFECÇÃO DOS DEDOCHES
7- PRODUZIR TEXTOS DIVERSOS
COLETIVAMENTE (LISTA DE PALAVRAS, BILHETE
MATEMÁTICA
SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO O CAMINHO DA CHAPEUZINHO
VERMELHO ATÉ A CASA DA VOVÓ
RESOLUÇÃO DE ADIÇÕES E SUBTRAÇÕES.
COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO, TRABALHAMOS A
CONTAGEM DE MATERIAIS. FALAMOS SOBRE AS DIVERSAS FORMAS DE MATERIAL QUE PODEMOS
UTILIZAR PARA FAZER CONTAGEM. PALITO, TAMPINHAS, MATERIAL DOURADO. APÓS O
TRABALHO INTENSIFICADO DE CONTAGEM E O TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DO NÚMERO( COM
REGISTRO EM CADERNO) TABALHAMOS COM AS CRIANÇAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.)
1 comentários :
Boas sugestões...
Postar um comentário