sexta-feira, 19 de setembro de 2014

CHAPEUZINHO VERMELHO

ESSA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI TRABALHADA COM AS CRIANÇAS COMO TAREFA DO PNAIC DE LÍNGUA PORTUGUESA!

COMPONENTE CURRICULAR
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA

CONTEÚDOS:
LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNEROS TEXTUAIS
MATEMÁTICA
ADIÇÃO
SUBTRAÇÃO
RELAÇÃO NÚMERO /QUANTIDADE
SITUAÇÕES-PROBLEMAS

OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL
 PREPARAR A CRIANÇA PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA, DE MANEIRA LÚDICA E CRIATIVA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

LINGUA PORTUGUESA
EXPLORAR A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;
DESENVOLVER A LEITURA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO;
DESENVOLVER A EXPRESSÃO ORAL E CORPORAL, A COORDENAÇÃO MOTORA;
DESENVOLVER A PERCEPÇÃO AUDITIVA E VISUAL;
AUMENTAR O REPERTÓRIO DE HISTÓRIAS;
RECONHECER A LEITURA COMO FONTE DE INFORMAÇÃO E PRAZER;
IDENTIFICAR OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA;
APRIMORAR O GOSTO PELA LEITURA;
IDENTIFICAR A SEQUÊNCIA LÓGICA DE UMA HISTÓRIA COM INÍCIO, MEIO E FIM;
DESENVOLVER A EXPRESSÃO ARTÍSTICA E A CRIATIVIDADE;
CRIAR O HÁBITO DE OUVIR HISTÓRIAS E VIAJAR PELAS MESMAS ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO.
FAZER LEITURA DE IMAGENS, OBRAS, FIGURAS, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO, NARRAÇÃO, DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO;

MATEMÁTICA
DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO;
COMPREENDER A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO, RELACIONANDO-O A NOÇÃO DE QUANTIDADE.
INTERPRETAR E RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO DÚZIA E MEIA DÚZIA.
RESOLVER PROBLEMAS E OPERAÇÕES DE ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, IDENTIFICANDO OS SINAIS DE MAIS: + E MENOS -.
OPORTUNIZAR NOÇÕES DE MEDIDAS DE TEMPO, CAPACIDADE, MASSA E COMPRIMENTO.
IDENTIFICAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS SIMPLES: QUADRADO, CÍRCULO TRIÂNGULO E RETÂNGULO.
RELACIONAR A IDEIA DE NÚMERO À QUANTIDADE;

AVALIAÇÃO:
LÍNGUA PORTUGUESA
*NARRA FATOS EM SEQUÊNCIA TEMPORAL E CAUSAL E OS DESCREVE DEMONSTRANDO CAPACIDADE DE COMPREENSÃO GLOBAL.
**FAZ LEITURA DE OBRAS, IMAGENS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO, NARRAÇÃO, DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO.
***ELABORA PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ASSUNTO TRATADO
****COMPREENDE O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO, ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE FONEMAS E LETRAS.
MATEMÁTICA
*UTILIZA A IDEIA DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
**RELACIONA O NÚMERO COM A QUANTIDADE DE OBJETOS QUE ESTE REPRESENTA.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:
ANTECIPAÇÃO DA LEITURA

            O INÍCIO DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA , ACONTECEU COM O TRABALHO DA AGENTE DE LEITURA DURANTE A HORA DO CONTO - TENDO COMO OBJETIVO TRABALHAR A QUESTÃO DE PREVENÇÃO À PEDOFILIA. ELA CONTOU A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO ATRAVÉS DO AVENTAL DE DEDOCHE. CONVERSOU COM OS ALUNOS SOBRE A ATITUDE DE CONVERSAR COM ESTRANHOS, MUDAR O CAMINHO DE CASA, PERIGOS, ETC....
EM UM SEGUNDO MOMENTO, A ATIVIDADE FOI REALIZADA COM O CONTO DA CHAPEUZINHO VERMELHO (MAURICIO DE SOUSA).
1-APRESENTAÇÃO DO LIVRO: CAPA, MATERIAL, TÍTULO, EDITORA, ILUSTRAÇÕES;
2- LEITURA DO CONTO PARA A APRECIAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS;
3- LEITURA DA  HISTÓRIA TODA E MOSTRAR AS FIGURAS;
4- SEQUÊNCIA DE IMAGENS DA HISTÓRIA NA TELEVISÃO (UMA CAIXA CONTENDO A SEQUÊNCIA DA HISTÓRIA)
5-EXPLORAÇÃO DO NOME DE UM DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS (LOBO


CHAPEUZINHOVERMELHO

LÍNGUA PORTUGUESA


ORALIDADE
1-CONTAR DIVERSAS OBRAS DE DIFERENTES AUTORES FAZENDO A COMPARAÇÃO



2- OS ALUNOS CONTAM A HISTÓRIA, IDENTIFICAM OS PERSONAGENS, O TEMPO, O ESPAÇO QUE ACONTECE A HISTÓRIA (ONDE? QUANDO?);
3-ONDE LOBO MORAVA?
4- E VOCÊ ONDE MORA?
5-VOCÊ JÁ DESOBEDECEU A SUA MÃE ALGUMA VEZ?

ESCRITA
1-MONTE O NOME DA PERSONAGEM COM O ALFABETO MÓVEL (LOBO)
2-VAMOS SEPARANDO OS SONS QUE ESCUTAMOS. (O PROFESSOR DEVERÁ PRONUNCIAR O NOME DA PERSONAGEM DE MANEIRA PAUSADA E BATENDO PALMA E SOLICITANDO AOS ALUNOS QUE SEPAREM A PALAVRA MONTADA EM SILABAS, CONFORME O SOM QUE PERCEBEU. DEPOIS FAZER A COMPARAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES RESPOSTAS DADAS PELOS ALUNOS. REALIZAR O MESMO REGISTRO NO QUADRO IMANTADO PARA QUE OS ALUNOS PERCEBAM ESSA SEPARAÇÃO DE SÍLABAS.( APROVEITAR A ATIVIDADE, FALAR SOBRE AS DIFERENTES FORMAS DE SEPARAÇÃO DAS SÍLABAS, SEGMENTAÇÃO, POR MAIS QUE O CONTEÚDO É SISTEMATIZADO NO SEGUNDO E TERCEIRO ANO.)
3-PINTE AS SILABAS DO NOME DA PERSONAGEM COM COR DIFERENTE, DEPOIS SEPARE AS SILABAS REGISTRANDO EM SEU CADERNO.
4-PODERÁ SER REGISTRADO A FAMÍLIA SILÁBICA DE CADA UMA.
5-REGISTRAR OUTRAS PALAVRAS QUE POSSUAM O MESMO SOM DAS SILABAS EXPLORADAS.
6-CONFECÇÃO DOS DEDOCHES
7- PRODUZIR TEXTOS DIVERSOS COLETIVAMENTE (LISTA DE PALAVRAS, BILHETE



MATEMÁTICA

SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO O CAMINHO DA CHAPEUZINHO VERMELHO ATÉ A CASA DA VOVÓ
RESOLUÇÃO DE ADIÇÕES E SUBTRAÇÕES.
COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO, TRABALHAMOS A CONTAGEM DE MATERIAIS. FALAMOS SOBRE AS DIVERSAS FORMAS DE MATERIAL QUE PODEMOS UTILIZAR PARA FAZER CONTAGEM. PALITO, TAMPINHAS, MATERIAL DOURADO. APÓS O TRABALHO INTENSIFICADO DE CONTAGEM E O TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DO NÚMERO( COM REGISTRO EM CADERNO) TABALHAMOS COM AS CRIANÇAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.)
















1 comentários :

Jaqueline disse...

Boas sugestões...

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário