ELABORAÇÃO DE PARECER DESCRITIVO
Segundo Hoffmann (2000), registrar
significa estabelecer uma relação teórico/prática sobre as vivências, os
avanços, as dificuldades, oferecendo subsídios para encaminhamentos,
sugestões e possibilidades de intervenção para pais, educadores e para o
próprio aluno.
O registro constante permite uma
observação mais fundamentada sobre os avanços dos alunos, revelando a
trajetória da aprendizagem (o que aprenderam, como e o que falta
aprender), estabelecendo pontos de chegada para cada período de
avaliação.
PARA ELABORAR PARECER É PRECISO...
- Prestar atenção em todos os alunos e em cada um em especial;
- Reunir o máximo de informações possíveis sobre o aluno, tanto no contexto individual quanto nas suas relações com o meio;
- Considerar os instrumentos de avaliação;
- Priorizar as produções;
- Explicitar o desenvolvimento do aluno, considerando os seguintes aspectos: sociais, afetivos, cognitivos e psicomotores;
- Apontar a participação, a interação, a colaboração, a autonomia, as preferências, as características, o relacionamento com os colegas, professores, bem como seu destaque (no pátio, na dança, nas atividades matemáticas, de linguagem, artísticas ou musicais, etc.)
- Priorizar os aspectos cognitivos aos aspectos comportamentais;
- Vincular o parecer a proposta pedagógica, aos planos de estudos e aos planos de trabalho;
- Indicar estratégias para superação das dificuldades (tanto para família, quanto para escola).
REDIGINDO O PARECER...
- Levar em conta os destinatários (escola, família e aluno);
- Utilizar a linguagem clara, simples, precisa e adequada ao público;
- Considerar o caráter oficial do documento (evitar rasuras e palavras pejorativas);
- Observar a ortografia, concordância e formatação;
- Nomear os pareceres;
- Evitar palavras diminutivas;
- Evitar palavras e expressões amplas, sem detalhamento;
- Utilizar verbos e expressões que indiquem processo;
- Evitar contradições;
- Evitar comparações;
- Ser coerente.
SUGESTÕES PARA INICIAR OS PARECERES...
- Percebe o progresso de.............. durante esse semestre em.............
- Com base nos objetivos trabalhados no semestre, foi possível constatar que o aluno..............
- Observando o desempenho da aluna...........foi constatado que neste semestre........
- A partir das atividades trabalhadas o aluno demonstrou habilidades em............
- Com base nas avaliações realizadas foi possível constatar que a aluna............identifica.............
CONSIDERANDO ASPECTOS COGNITIVOS NA ELABORAÇÃO DO PARECER...
- Demonstra um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita;
- Lê com fluência diferente textos, fazendo conexões com a realidade;
- Lê e interpreta os textos trabalhados em sala sem maiores dificuldades;
- Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender;
- Escreve, ordena e amplia frases formando textos coerentes e lógicos;
- Constrói conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações;
- Realiza cálculos com auxílio de material concreto;
- Lê, compreende, reproduz textos como histórias, recados, notícias entre outros.
- É curioso, questiona e busca informações.
- Expressa suas idéias e opiniões com clareza e objetividade.
CONSIDERANDO ASPECTOS DO CONVÍVIO SOCIAL NA ELABORAÇÃO DO PARECER...
- Destacamos... (respeito com os colegas e professores, afetividade...)
- Participa das atividades propostas....(com interesse em aprender, atenção...)
- Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo
- Aceita sugestões da professora e dos colegas
- Contribui para integração e crescimento do grupo
- Demonstra inquietude geralmente se envolve em questões referentes aos colegas
- Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo.
- Colabora na construção de regras.
Poderão ser acrescentadas outras observações como: brincadeiras preferidas, desempenho nas áreas diversificadas.
PARA REDIGIR UM PERECER DESCRITIVO, É IMPORTANTE:
· Ter
clareza dos indicadores de aprendizagem (o que é necessário que cada
estudante aprenda em cada etapa escolar); bem como os critérios a serem
avaliados (competências e habilidades).
· Ter gosto pela escrita reflexiva.
OBSERVAÇÃO:
É importante que, para cada dificuldade diagnosticada sejam apontadas estratégia de superação para a mesma.
HABILIDADES
LÍNGUA PORTUGUESA – 3º
ANO
Considerando aspectos cognitivos na elaboração do parecer...
Oralidade:
- Participa de situações comunicativas, tais como: simulações de programas de rádio, televisão e outros...
- Utiliza a entonação, a dicção, a postura em situações comunicativas, tais como: entrevistas, seminários e outros.
- Produz textos orais a partir de temas propostos e livres
- Formula hipóteses e perguntas, respondendo o que se pede
- Faz uso das regras e situações comunicativas.
Leitura:
- Utiliza diferentes estratégias de leitura adequada ao gênero e ao suporte textual.
- Utiliza indicadores para fazer antecipação e inferência.
- Utiliza recursos para resolver dúvidas na compreensão de textos.
- Lê poemas com entonação e ritmo adequado.
Escrita:
- Domina a natureza do sistema alfabético.
- Escreve fazendo segmentação de palavras e/ou linhas.
- Compreende regularidades e irregularidades ortográficas.
- Utiliza o sistema de pontuação.
- Produz textos considerando destinatários, finalidade e características de gênero.
- Reconhece os usos e as funções sociais da escrita.
Análise lingüística:
- Relê, revisa e reconstrói o texto do ponto de vista das convenções...
MATEMÁTICA – 3º
ANO
Números e Operações:
- Reconhece números naturais e racionais no contexto diário.
- Utiliza regras do sistema de numeração decimal.
- Resolve operações com números naturais por meio de estratégias pessoais.
Espaço e Forma:
- Representa figuras geométricas.
- Percebe elementos geométricos da natureza e nas criações artísticas.
- Amplia e reduz figuras planas pelo uso de diagramas.
Grandezas e Medidas:
- Compara grandezas da mesma natureza, escolhendo uma unidade de medida relacionada ao atributo a ser mensurado.
- Identifica grandezas mensuráveis no contexto diário: comprimento...
- Utiliza unidades de medidas como: litro...
- Compara perímetros e áreas de duas figuras sem uso de fórmulas.
Tratamento da Informação:
- Coleta organiza e descreve dados.
- Interpreta dados apresentados de maneira organizados por meio de listas...
- Constroem gráficos e tabelas com base nas informações coletadas.
- Obtém e interpreta médias aritméticas.
SUGESTÃO DE PARECER:
Aluna: Marcele Vitória
Marcele é uma aluna responsável,
atenciosa que participa de todas as atividades. Relaciona-se bem com
colegas e professores. Realiza as atividades com empenho e concentração,
tais como: a participação em situações comunicativas como a simulação
de programas de rádio, produzindo textos orais a partir de temas
propostos.
Quanto à leitura, lê poemas com
entonação e ritmo adequado; utiliza-se de estratégias de leitura de
acordo ao gênero e ao suporte textual, realizando antecipações e
inferências. Domina a natureza do sistema alfabético, produzindo textos
de forma segmentada e considerando o destinatário, finalidade e
características do gênero.
Revisa suas produções do ponto de vista das convenções ortográficas.
Em matemática resolve operações
(adição e subtração) com números naturais por meio de estratégias
pessoais. Apresenta dificuldades quanto à produção e redução de figuras
planas pelo uso do diagrama, porém compara perímetros e áreas de duas
figuras com uso de fórmulas.
Constroem gráficos e tabelas com base em informações coletadas.
PARA REFLETIR...
Referência:BLOG SABERES EM CONSTRUÇÃO
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